Pensamento

"O mestre conduz-nos até a porta, o progresso depende de cada um."

sexta-feira, maio 11, 2007

CENTRO DE AIKIDO

O CENTRO AIKIDO DA PRAIA surgiu na necessidade de desenvolver o Aikido em Cabo Verde e em particular em Santiago de forma séria e com propósito.

O AIKIDO é uma arte japonesa criada e fundada pelo O' Sensei Morihei Ueshiba. Esta arte tem o seu objectivo principal, trabalhar o ser humano permitinho construir um mundo melhor, de harmonia e paz.

O Centro Aikido é orientado pelo Sensei Tito Barbosa Andrade, que já tem alguns anos no ensino das artes marciais nomeadamente Taekwondo, Shotokan e nos últimos nove anos em Aikido. As aulas são ministradas no Centro de Protecção Social de Lém Cachorro - CLC (centro de acolhimento a crianças desfavorecidas, sob a responsabilidade do ICCA - Instituto Caboverdiano da Criança e do Adolescente, onde a Arte é ensinada aos alunos internos do CLC).


A prática do Aikido nos leva a adquirir os seguintes benefícios:

Benefícios


• desenvolvimento da capacidade de resolução de conflitos (físicos, emocionais ou interpessoais) de forma harmônica;
• desenvolvimento da auto-percepção;
• aprender a cair e, principalmente, a se levantar (literalmente e metaforicamente) de maneira natural e segura;
• desenvolvimento da capacidade de estar presente nas situações da vida tornando-se responsável por ela;
• alívio das tensões e estresse do dia-a-dia;
• aumento da flexibilidade física e mental;
• tonificação corporal;
• desenvolvimento do respeito e da disciplina (ser discípulo de si mesmo);
• aumento de equilíbrio e agilidade;
• desenvolvimento da consciência corporal, energética, emocional, mental e multidimensional;
• desenvolvimento da coordenação motora;
• desenvolvimento da atenção e auto-estima.


A quem se destina

A todas as pessoas de todas as idades e ambos os sexos que queiram praticar uma atividade regular que engloba o físico, o energético, o emocional, o mental e o interpessoal (con-vivência com o outro).

Metodologia

No Centro de Aikido, praticamos com foco no auto-desenvolvimento integral do Ser Humano. O treino de Aikido é um processo contínuo onde o praticante terá a oportunidade de expandir a consciência de si mesmo e da vida como um todo. Na sua prática são desenvolvidas as seguintes actividades:

• Princípio de Meditação e relaxamento;
• Alongamento e flexibilidade;
• Técnicas de auto-percepção;
• Exercícios de respiração consciente;
• Treino de técnicas com mãos livres;
• Treino de técnicas com bastão de madeira - Aikijo(Jo - para os mais avançados);
• Treino de técnicas com espada de madeira - Aikiken (Bokken - para os mais avançados).

O Centro Aikido está aberto ao público em geral, tanto para crianças como para adultos.

" O MESMO CAMINHO, MARCANDO A DIFERÊNÇA! "

INFO / NOTÍCIAS

INFORMAÇÕES

Inscrições na AKCV

Para se inscrever como Membro da AKCV deve-se ter em conta o seguinte:

1. Estar disposto a contribuir e participar positivamente para uma melhor implantação e desenvolvimento do Aikido em Cabo Verde;

2. Aceitar e Cumprir rigorosamente os estatutos da AKCV e do Dojo afiliado;

3. Inscrever-se através de um Dojo/associação afiliado(a) legalmente inscrito na AKCV;

4. Pagar a quota anual no valor de 2.500$00 no Dojo/Associação afiliado(a) no momento da inscrição.
--------------------

3º ESTÁGIO de 2008 (mês de Novembro)

A AKCV convida a todos os interessados a participarem num estágio (GASHUKU-GEIKO)que será extraordinário não só pelo ensinamentos a serem ministrados pelo Shihan Luis Antunes , e nem só pelos exames a serem concretizados, mas, mais ainda por ser a primeira vez que a AKCV organiza um estágio num dos municípios mais novos do país, São Salvador do Mundo - Picos.

É com imensa expectativa que ansiamos por esse momento de vitória do Aikido Nacional e também dos recentes membros e praticantes nos Picos.

Gostaria em meu nome próprio, e em nome da Associação Desportiva Aikikai de Cabo Verde, agradecer publicamente ao Exmo. Senhor Presidente da Câmara de São Salvador do Mundo Sr. João Baptista Pereira, pelo empenho e envolvimento no desenvolvimento do desporto regional e particularmente o Aikido, naquele município.

Que esse exemplo sirva aos demais autarcas do país.
Inscrições: 981 0869 (Tito) - 998 2113 (André) - 993 9698 (Joseph)
De 27 a 30 de Novembro 2008
Quota Estágio:
Membros AKCV - 1.000$00
Não membros AKCV - 1.500$00

2º ESTÁGIO de 2008 (mês de Setembro)

A AKCV congratula-se com o sucesso alcançado no 2º estágio anual com o Sensei Luís Antunes, realizado durante os dias 21 e 22 de Setembro passado, onde foi atribuído os diplomas de reconhecimento de Nidan (2º Dan) aos cintos negros Jorge Pires e André Tavares após a conclusão do exame feito em Portugal com o Sensei Luís Antunes. Contamos também com a participação de cerca de uma vintena de praticantes no estágio, e recebemos também a honrosa participação dos amigos praticantes do Munícipio de São Salvador do Mundo, e com o apoio incondicional do Presidente da Câmara e praticante Sr. João Baptista Pereira.

A AKCV convida a todos os interessados praticantes de Aikido, a participarem num treino convívio no próximo sábado dia 04 de Outubro, pelas as 09:30h no Município de São Salvador do Mundo (com local do treino a ser informado pelos Senseis das escolas), e consequente preparação para o próximo estágio a ter lugar no Município de São Salvador do Mundo - Picos em Novembro próximo.

A tua presença é fundamental para o desenvolvimento do Aikido em Cabo Verde e fortelecer a AKCV.


1º ESTÁGIO de 2008 (mês de Abril)

A AKCV, tem o prazer de informar aos cybernautas e praticantes de Aikido, que será organizado um estágio neste fim de semana com o Shihan Luís Antunes - 6º Dan Aikikai - Graduado Superior de renome internacional vindo de Portugal, nos dias 26 (sábado)das 09:00h às 12:30h e das 15:30h às 15:30h às 18:30h e no dia 27 (domingos) das 09:00h às 12:30h.




As inscrições estão abertas nos Dojos afiliados:


Centro Aikido da Praia (Lém Cachorro)
Associação Desportiva Aikido da Praia (Várzea)
Associação Aikido da Praia (Chã d'Areia).




Todos os praticantes de Aikido INSCRITOS e NÃO INSCRITOS na AKCV, estão convidados a participarem no estágio, mediante o pagamento da inscrição no valor de 1.500$00 (mil escudos).


NOTÍCIAS






(Shihan Tamura, L. Antunes)


Outubro 2007 - Portugal


Com orgulho e sentido de responsabilidade, informamos que pela primeira vez na nossa história recente do Aikido, ou seja da AKCV - Associação Desportiva Aikikai de Cabo Verde, dois associados da AKCV - Sensei Jorge Pires e Sempai Sexisnando Rodrigues -, participaram num estágio internacional com o Shihan Tamura 8º Dan Aikikai (aluno direto de O' Sensei) e o nosso Responsável Técnico Shihan Luis Antunes 6º Dan Akikai (aluno de Shihan Tamura) em Portugal, em que saíram enrequecidos e com a responsabilidade de partilhar os conhecimentos adquiridos com todos os praticantes de Aikido envolvidos no projecto da AKCV.


Agradecemos públicamente ao Shihan Luís Antunes, pelo seu empenho com os praticantes de Cabo Verde para o bom nome do Aikido, e pela sua coragem que teve em nos acolher como seus alunos, para o desenvolvimento do Aikido e da AKCV em Cabo Verde.




Também agradecemos ao Mestre Tamura, pela sua confiança que depositou em nós através do Shihan Luís Antunes. Agradecimentos sinceros de todos os praticantes de Aikido associados à AKCV em Cabo Verde.


Bem hajam.



En Français dirigé au Maître Tamura:



Nous remercions publiquement au Shihan Luís Antunes, par son engagement avec les praticiens de Cap Vert pour le bon nom de l'Aikido, et par son courage de nous accepter comme leurs élèves, pour le développement de l'Aikido et d'AKCV au Cap Vert.




Nous remercions aussi au Maître Tamura, par sa confiance qui a déposé dans nous à travers du Shihan Luís Antunes. Remerciements sincères de tous les praticiens de l'Aikido associés à AKCV au Cap Vert.


Merci à tous.




Setembro 2007 - Cabo Verde



A AKCV - Associação Desportiva AIKIKAI de Cabo Verde, realizará nos dias 21, 22 e 23 do corrente mês com a ajuda dos patrocinadores e colaboradores, o 2º Estágio Nacional com o Shihan Luis Antunes 6º Dan - Aikikai vindo de Portugal




Criolosports:




Notícia publicada sobre o 2º Estágio do Responsável Técnico Nacional Luis Antunes Shihan 6º Dan - Aikikai, pela Criolosports











Com esta acção de formação, pretende-se criar as bases para a integração do AKIDO cabo-verdiano na Associação internacional AIKIKAI Associação Desportiva AIKIKAI DE CABO VERDE (AKCV) promove, durante este fim-de-semana, no Centro de Acolhimento de Lém Cachorro, cidade da Praia, o segundo estágio de Aikido ministrado pelo Sensei Luís Antunes, 6.º Dan – Aikikai.







O primeiro estágio, realizado em Maio deste ano, teve como objectivo credenciar cinco praticantes da modalidade com diplomas de Shodan´s emitidos pelo Humbo Dojo de Tóquio e agora, com esta segunda acção de formação, pretende-se criar as bases para a integração do AKIDO cabo-verdiano na Associação internacional AIKIKAI.








De acordo com André Tavares, técnico da AIKIKAI de Cabo Verde, este segundo estágio vai permitir a capacitação dos dirigentes da Associação no sentido da internacionalização. O técnico afirma que as sucessivas acções de formação têm permitido uma melhoria significativa na prática da modalidade.






O programa para hoje, sexta-feira (21), contempla um seminário destinado aos membros da Associação AKIKAI Cabo Verde. No sábado e domingo as sessões de treinamento estão abertas a todos os praticantes e amantes do AKIDO.



Liberal Online:




Notícia publicada sobre o Estágio e entrega de Diplomas a 5 Shodan's (1º Dan) a quando da vinda do responsável técnico nacional Luis Antunes Shihan 6º Dan - Aikikai.










CINCO TÉCNICOS NACIONAIS GRADUADOS PELO HOMBU DOJO DE TÓQUIO






Praia, 04 Maio - A Associação Desportiva AIKIKAI DE CABO VERDE (AKCV) promove, durante neste fim-de-semana, no Pavilhão Desportivo “Váva Duarte”, cidade da Praia, o primeiro estágio de Aikido ministrado pelo Sensei Luís Antunes, 6.º Dan – Aikikai.



A cerimónia de entrega dos Diplomas de Shodan´s emitidos pelo Hombu Dojo de Tóquio, a cinco praticantes nacionais e membros da AKCV será o ponto alto do estágio, que contempla uma sessão especial de treinos para os Shodan´s e graduados superiores e uma sessão de treino livre para todos os praticantes de Akido.



De acordo com o responsável técnico da AKCV, André Tavares, todos os praticantes da modalidade terão a oportunidade de aprender as novas técnicas com o Sensei Luís Antunes que orienta uma sessão “aberta” amanhã no Pavilhão Desportivo “Váva Duarte”. André Tavares garante ainda, que o reconhecimento dos técnicos nacionais pelo Hombu Dojo de Tóquio é um dos primeiros passos com vista ao reconhecimento internacional da Associação Desportiva AIKIKAI DE CABO VERDE.




Os cinco técnicos nacionais graduados pelo Hombu Dojo de Tóquio foram formados no mês de Setembro do ano passado pelo Sensei Luís Antunes, 6.º Dan – Aikikai.


FOTOS


















Inforpress:


Praticantes cabo-verdianos de AIKIKAI ganham Diplomas de Shodan’s

- Cabo Verde passa a dispor de cinco praticantes com diplomas de shodans, emitidos pela Hombu Dojo, instituição japonesa responsável pela atribuição deste certificado internacional da modalidade.




A cerimónia da atribuição do referido certificado realizou-se fim-de-semana na Praia, durante o I Estágio de 2007, num evento ministrado pelo sensei de origem portuguesa, Luís Antunes, graduado com o cinto do sexto dan, que para o efeito se deslocou à cidade da Praia. Tratam-se dos praticantes nacionais e membros da Associação Desportiva Aikikai de Cabo Verde (AKCV), Joseph Tavares e Lino Viviani, da Associação Aikido da Praia; André Silva Tavares e Jorge Pedro Rodrigues e Tito Barbosa Andrade, do Centro Aikido da Praia.




Esse I Estágio de 2007 foi ainda, marcado, por sessões de treinamento especiais para shodan’s e graduados superiores. Os praticantes cabo-verdianos desta modalidade de artes marciais consideram o evento de grande gabarito, tendo inclusive, destacado o interesse do sensei Luís Antunes nesta modalidade em Cabo Verde.




Para o sensei Luís Antunes, com a atribuição deste certificado a cinco graduados superiores de Cabo Verde, a modalidade passa a beneficiar de uma série de formações para formadores, dentro e fora do país. Antunes aproveitou a ocasião para destacar a humildade e a dedicação das escolas cabo-verdianas e dos seus praticantes, algo que considera fundamental para o crescimento desta disciplina.




Fonte : Inforpress




Local : Praia, 07 Mai 2007 - Cabo Verde