Pensamento

"O mestre conduz-nos até a porta, o progresso depende de cada um."

quinta-feira, outubro 19, 2006

GRADUAÇÕES


SISTEMA DE GRADUAÇÕES

As graduações existem para representar as fases de existência do ser humano desde o seu Nascimento, sua Infância e Adolescência até à fase Adulta onde já terá atingido uma certa maturidade e responsabilidade. De igual modo as graduações são para caminhar a par e passo com o praticante de Aikido desde o seu nascimento - cinto branco – que inicia a primeira fase fundamental no crescimento físico, técnico e mental na etapa correspondente aos Kyu’s, que continuam até o 1º Kyu, onde finalmente chega à fase de transição para a fase adulta que são os cintos negros (Dan's).

A entrada na fase adulta que corresponde aos Dan’s, leva com que o praticante entre na parte mais responsável de exigências desta arte marcial. Devido à grande responsabilidade, fidelidade e maturidade que envolve, e mesmo que não tenha o papel de instrutor, a sua postura e atitude perante os outros deve ser irrepreensível. O praticante nesta etapa, deverá ser um modelo de virtudes morais, de qualidades técnicas e de empenho tanto na sua prática como na transmissão de conhecimentos.

A ascensão para um grau mais elevado, o praticante deverá cumprir um mínimo de aulas exigidas, salvo raras excepções sob a responsabilidade do instrutor máximo ou Responsável Técnico Nacional Luis Antunes Shihan 6º Dan Aikikai. Tais excepções, têm a ver com o rápido desenvolvimento técnico, mental e teórico por parte do aluno.
Antes do praticante atingir os 16 anos, não poderá ter o grau de 1º Dan, sendo possível fazer o exame para o efeito a partir dos 16 anos.

GRADUAÇÕES:

Mokyu
5º Kyu
4º Kyu
3º Kyu
2º Kyu
1º Kyu
Shodan (1º Dan)
Nidan (2º Dan)
Sandan (3º Dan)
Yodan (4º Dan)
Godan (5º Dan)
Rokudan (6º Dan)
Nanadan (7º Dan)
Hachidan (8º Dan)

OBS: Em todas as graduações até 1º Kyu, são utilizadas Cinto Branco. Para a classe das crianças até os 15 anos, é que são introduzidas outras cores. Só é permitido adquirir Shodan para menores, apartir dos 16 anos, inclusive.

Sem comentários: