Pensamento

"O mestre conduz-nos até a porta, o progresso depende de cada um."

sexta-feira, outubro 20, 2006

PERGUNTAS FREQUENTES

Quantas vezes por semana devo praticar?
Não existe uma obrigatoriedade quanto a frequência pela qual se deva praticar o Aikido, Obviamente, se o praticante vier todo dia avançará mais rapidamente do que se vier apenas uma vez por semana. Para muitas pessoas é simplesmente impossível ir ao dojo todos os dias , portanto determine a sua frequência de acordo com as suas possibilidades. Claro que é melhor praticar uma vez por semana com todo coração do que apenas repetir os movimentos mecanicamente treinando todos os dias. No entanto 3 vezes por semana, está muito bom, duas vezes, razoável, uma vez por semana é pouco.

Quanto custa para praticar Aikido?
Não se deve perguntar quanto custa para praticar o Aikido. Deve-se questionar quais são os beneficios que o Aikido trará ao praticante caso decidir vir a treinar. A prática do Aikido poderá mudar forma do praticante ver a vida, tornando-a uma forma mais harmônica, mais realista, evitando se perder em ilusões. Desenvolverá a percepção, e reflexos, ensinará a relaxar, e percebe melhor como a vida e o Universo funcionam, e tudo isto praticanto um sofisticado sistema de defesa pessoal fisicamente falando. Por esta razão, o preço da mensalidade é o que menos importa ao se decidir praticar o Aikido, o mais importante , é praticar no local certo e com um bom professor. Não é porque na frente de um local existe uma placa dizendo “ensina-se Aikido”, é que alí realmente estará sendo ensinada a arte com qualidade.
Como escolher um bom lugar para se praticar Aikido?
Antes de se decidir entrar em um dojo, deve´se primeiramente visitar o local, certificar-se que o professor tem bastante experiência e principalmente conversar com os alunos, pois eles são o reflexo do professor. Nem sempre o local mais proximo de sua casa é o melhor lugar para se treinar.
Devido a grande popularidade do Aikido atualmente , muitas pessoas sem qualificações e sem autorização das entidades representantes do Aikido no país, ou sem graduação para ensinar, abrem escolas oferecendo algo aos frequentadores nestes caso, não o Aikido, mas sim algo deturpado, limitado, quando não negativo, e que não possui os elevados principios e técnicas desenvolvidas pelo fundador do Aikido Morihei Ushiba.
O investimento que se faz ao se praticar Aikido é irrisorio em funcão dos enormes beneficios em toda sorte que o praticante terá. O que se exige é moral, honestidade, etica e carater dos praticantes, naturalmente acaba ocorrendo uma seleção natural, e o dojo se torna uma segunda casa para os praticantes e no interelacionamento com os alunos acabam se formando grandes amizades.
Aconselhamos a antes de entrar em uma escola de Aikido, que verifique se esta realmente é reconhecida oficialmente pelas entidades internacionais e nacionais. É importante saber se o professor responsável tem experiencia, se é uma pessoa idônea. Deve-se observar os alunos, e se possivel tirar informações sobre a reputação da escola e do instrutor/mestre.
Visite o local, converse com os alunos, sinta o ambiente, analise o professor, tire informações e somente decida em que lugar vai começar. Nada pior para o aprendizado do Aikido do que começar em um local errado, com alguem que esteja ensinando sem ser devidamente habilitado.

Quanto tempo é necessário para se tornar faixa preta?
Depende do praticante. Uma pessoa demora o tempo que for necessário para o início da aprendizagem.
É importante lembrar que atingir o nível de faixa preta não significa que se “aprendeu” Aikido, ou que seu período de treinamento terminou; É apenas um sinal de que se está pronto para começar a praticar mais profundamente a arte.
No entanto uma pessoa logo nos primeiros tres meses de treino já sentirá claramente os beneficios da arte. Após um ano de pratica ininterrupta, certamente a pessoa será alguem que defenderá o Aikido como uma excelente ferramenta auxiliar na obtenção de saude, controle emocional e maturidade.

Existem aulas para iniciantes?
O que uma pessoa pode esperar de sua primeira aula? Nas escolas, normalmente existem aulas para iniciantes. O interessado começa fazendo as técnicas, onde aprenderá a cair sem se machucar, bem como as posturas e movimentos basicos. Quando estiver preparado, segue o caminho normal das graduações, exigindo um treinamento sempre mais aperfeiçoado e de forma mais rapida com os praticantes mais antigos.
Por esta razão quem visita o dojo pela primeira vez não precisa ficar assustado ao ver as quedas e o ambiente marcial que lá vai encontrar. Como o tempo gradativamente, mesmo as pessoas sem nenhuma experiencia anterior em esportes, ou facilidade em desempenhos físicos vai conseguir praticar satisfatóriamente o Aikido não importando a idade.

As técnica de Aikido são eficiente para se defender nas ruas?
Sim! As técnicas por si só são muito eficientes. Mas a eficácia das mesma numa situação real depende da habilidade de quem as aplica. Para usá-las voce deve estar sempre treinando e apto, para que a aplicação da técnica se torne institntiva, principalmente quando se enfrenta um agressor mais forte fisicamente.
O Aikido pretende ensinar o praticante a verdadeira defesa pessoal, que é aplicada em todas as situações de perigo que a vida nos oferece, sejam agressões fisicas, psicologicas ou mesmo culturais e mentais.

Existe qualquer competição ou torneio?
Não. O conceito de Aikido rejeita qualquer noção de competição. O Aikido que voce pratica se desenvolverá melhor através de uma prática cooperativa. Isto acaba trazendo um ambiente cordial entre os praticantes, e o dojo passa ser um excelente local para se fazer grandes amizades que duram toda a vida.
Os mestres dizem com toda a verdade que "a maior competição no Aikido é a luta prla a Eficácia e Perfeição, ou seja - lutar contra nós mesmos".

Com quantos anos se é velho demais para se praticar Aikido?
Se se está com receio de estar velho demais para praticar Aikido, não deve haver preocupações, certamente há já alguém mais velho praticando. O fundador do Aikido continuou ensinando até seu falecimento, com 86 anos de idade.
Se o interessado tem uma antiga contusão ou limitação que preocupe, apenas deve fazer com que seus companheiro de treino saiba sobre isso, e ele respeitará os seus limites. Logo que voce aprender as formas básicas, é póssivel se adaptar as técnicas do Aikido ao nosso próprio movimento. A arte pode ser praticada por crianças, velhos, mulheres, jovens, atletas e sedentários, e cada um vai em seu proprio ritmo. Embora, seja realmente dificil praticar desta forma, mas há até mesmo pessoas que usam cadeiras de rodas que podem aprender algumas tecnicas e através delas todos os principios de aikido.
Existe uma idade mínima para praticar?
Numa classe de adultos, adolescentes são autorizados a praticar desde que estes tenham a maturidade suficiente para praticar seriamente. Há aulas para crianças de seis a doze anos mas devem treinar de forma separada, pois a didática é diferente.
As pessoas se machucam praticando Aikido?
Acidentes acontecem. Em Aikido, como em qualquer atividade física de contato, existe sempre a possibilidade de contusões. Porém, diferentemente de muitas artes marciais, o objetivo das técnicas de Aikido é harmonizar ou invés de contundir o oponente. Contusões devem ser consideradas uma excessão, não a regra. Certamente as pessoas machucam muito menos praticando Aikido que jogando futebol e similares.

Porque se cumprimenta inclinando-se?
Como o fundador do Aikido dizia, “Aikido começa e termina com respeito.” No Aikido se inclina para mostrar respeito ao companheiro e para honrar as raizes culturais japonesas do Aikido. A reverencia é um sinal de respeito à inteligencia universal que criou todo o Universo. No entanto, o Aikido é uma ferramenta extraordinária para se conhecer as filosofias e religiões orientais, e até o proprio cristianismo pois em seus principios busca o contato com o ser superior que criou o universo como fazem todas as religiões. A vénia tem o significado também de convidar para treinar e agradecer ao treino feito em conjunto com um ou vários praticantes.
Como se associar a uma Escola?
Venha ao dojo pelo menos 20 minutos antes da aula assista-a completamente. Se desejar ingressar chame o professor e se candidate a uma entrevista onde todas as suas duvidas serão respondidas, e tambem ser verificará se o candidato tem condições de ingressar no ambiente da associação, que é um local de bom nivel e como todo dojo tradicional quer juntar pessoas não lucros.
Voce pode e deverá comprar o do gi (uniforme - conhecido por Kimono). Se voce ainda não está conficto de que voce gostará do Aikido, voce pode voltar, e assistir aulas com a autorização do responsável, permitindo ter um melhor sentimento e tomar sua decisão.

Sem comentários: