Pensamento

"O mestre conduz-nos até a porta, o progresso depende de cada um."

domingo, outubro 22, 2006

HISTÓRIA DO AIKIDO

O Aikido é uma arte marcial japonesa criada pelo Grão Mestre Morihei Ueshiba na primeira metade do século XX.
Baseada nas técnicas da antiga escola de aikijujutsu Daito Ryu e na escola de esgrima Shinkage Ryu, além de escolas de técnicas de bastão, o Aikido visa a harmonização do praiticante com o adversário na realização das técnicas.

Seus movimentos são circulares aproveitando a energia do adversário contra ele mesmo, podendo desde simplesmente desviar seu ataque até causar um grande traumatismo articular, dependendo da energia empregada por ambos.
Além das técnicas de taijutsu (técnicas corporais), estudamos também espada (aikiken) e bastão (aikijo) como formas de aprimorar o movimento corporal e o controle do adversário.

Aikido significa o caminho (no sentido espiritual) da união da nossa energia com as energias criadoras do universo. "Ai" que dizer união. "Ki" significa energia vital e "Do" quer dizer caminho.

O' Sensei Morihei Ueshiba

Morihei Ueshiba nasceu em novembro de 1883, numa região que hoje é abrangida pela cidade de Wakayama - entre o extremo sul do Japão e Tóquio. Durante sua juventude, ao mesmo tempo em que envolvia-se com o aprendizado de artes marciais, mestre Ueshiba estudou, cuidou de negócios da familía, serviu ao exército e liderou uma colônia agrícola.
A morte do pai (1920) contribui para que ele iniciasse um período de reflexão espiritual e religiosa, o que começou a modificar seu modo de encarar a filosofia das artes marciais.Em meados da década de 20 ocorreu o episódio no qual ele sai ileso de um combate com um oficial da marinha.
Conta-se que o jovem desafiante lutava com uma espada, enquanto o mestre Ueshiba apenas esquivavasse dos golpes. Exausto, o agressor deu-se por vencido e abandonou o desafio.
As meditações de Ueshiba a respeito do que havia ocorrido, o levaram a vislumbrar o desenvolvimento e aperfeiçoamento de uma arte marcial que aproximasse e unisse as pessoas. Segundo o mestre, uma atividade física e espiritual com a capacidade de integrar o homem à energia do universo.

Informações a respeito da capacidade e destreza de Morihei Ushiba começaram a espalhar-se pelo país e em 1927 ele mudou-se para Tóquio, onde começou a instalar diversos "dojos".

Ao longo da década de 30 a expansão foi ainda maior e ele decidiu reforçar os fundamentos de um novo sistema de arte marcial. Em 1940, o pedido de oficialização da figura jurídica da organização do mestre Ueshiba - Kobukai - foi aceito e, dois anos mais tarde, o nome aikido passou a ser formalmente utilizado.O início da Segunda Guerra trouxe um período de incertezas para os praticantes, com a criação da política única de difusão das artes marcias, imposta pelo governo imperial japonês.

Após a guerra, as atividades de treinamento de qualquer arte marcial foram restringidas pelas forças de ocupação aliadas. A volta à normalidade aconteceu em 1948, quando também houve a mudança do nome da organização para Fundação Aikikai. O momento culminante da volta da expansão do aikido foi marcado pelo término da construção do Hombu Dojo, em janeiro de 1969, três meses antes da morte de Morihei Ueshiba.

Significado do Ideograma

- O ideograma AI traz o conceito de Harmonia, União, Integração. Foneticamente, em japônes, AI também pode significar Amor.


- O ideograma KI, também conhecido como Chi (China) ou Prana (Índia), traz o conceito de Energia, Energia Vital, Vida.


- O ideograma DO, conhecido também como Tao (China), traz o conceito de Caminho, Modo de Vida.

Da integração destes três conceitos, surgiu o AIKIDO.

Alguns dos princípios básicos do Aikido são:

• cooperação;
• não-resistência;
• harmonia;
• integração;
• união;
• equilíbrio;
• respeito.


Sem comentários: